sexta-feira, 22 de maio de 2009

Participação em curso

No dia 22 de maio pela manhã participamos de um curso com o tema "Eficiência na Alimentação de vacas de leite", ministrado pelo Dr. João Ricardo Alves Pereira, professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O curso foi ministrado na Asfuca promovida pela Cotribá e Tortuga.

Visita de acadêmicos e produtores

No dia 21 de maio à tarde a Agropecuária recebeu a visita de estudantes do curso de Agroindústria da Uergs Unidade de Cruz Alta e produtores da região, municípios de Ibirubá e XV de Novembro. Agradecemos a visita de todos.

Agropecuária no Balcão de Negócios

No dia 14 de maio às 19:30 horas a Agropecuária Puxiretê participou do "Balcão de Negócios Cotribá - ABS", que aconteceu junto a Asfuca, em Ibirubá.
Na oportunidade o Engº Agrônomo Marcelo Baggio de Freitas, da ABS Mercosul falou sobre o manejo correto da inseminação artificial, visando o mercado futuro do leite.

Visita Veterinária UFSM

No dia 7 de maio pela tarde recebemos a visita de acadêmicos do 6º semestre de Veterinária e Zootecnia da UFSM acompanhados do professor Júlio Viegas. A Agropecuária Puxiretê agradece a visita dos estudantes.

Visita Veterinários Unicruz

No dia 6 de maio a Agropecuária Puxiretê recebeu a visita de estudantes do 9º semestre do curso de Veterinária da Unicruz acompanhados do professor Décio Rebellatto da Silva. Agradecemos a visita.

sábado, 9 de maio de 2009

Silagem Safrinha

No dia 3 de maio a Agropecuária Puxiretê realizou a ensilagem de 14 ha de milho safrinha de planta inteira.

domingo, 3 de maio de 2009

Planejamento Alimentar

O estado do RS está enfrentando uma de suas piores secas, o que vem afetando diretamente o setor leiteiro com quedas bruscas na produção devido a escassez de alimento. Em Ibirubá os índices pluviométricos também estão escassos o que está prejudicando o desenvolvimento da pastagem de inverno.
A Agropecuária Puxiretê vem mantendo a produção de seus animais através da suplementação de silagem e milho verde picado fornecido no cocho, além de 2ha de alfafa irrigados e da área de várzea com campo nativo consorciado com trevo branco. A produtividade dos animais ainda se mantém em 29 litros/vaca/dia.
Anos de estiagem como este mostram a importância de se ter um planejamento alimentar na propriedade, mantendo sempre boas reservas alimentares, para que em épocas de escassez de pasto se possa manter as condições corporais e de produção dos animais, sem quedas severas.